CARAVANA HIP HOP – LADO B – Festejando o rap e seus representantes

Em sua 3ª. edição, a Caravana Hip Hop enfatiza o poder e a sagacidade do rap, dando vazão à produção local e nacional de artistas e coletivos musicais, através de shows e via divulgação na fanpage do projeto, frisando o potencial criativo de novos talentos e consagrados nomes no cenário da música urbana.

A Caravana Hip Hop – Lado B, uma das integrantes da programação da Feira Livre de Arte e Cultura da Fundação Cultural do Pará (que acontecerá no Centur, em Belém/PA, no dia 22/12/2017, a partir das 18h), pretende reunir todos os elementos do hip hop (break, MC, DJ e graffiti) e celebrar o estilo em shows e ações paralelas (palestras, oficinas, exposição de moda urbana), interagindo com mais diversos públicos a fim de proporcionar a o cesso irrestrito ao bem cultural.  

“O projeto é uma iniciativa anual que visa fomentar a cultura urbana, seus ícones e representantes através da abertura de espaços (físicos e digitais) voltados à promoção de pessoas comprometidas com a celebração e difusão do rap e do breakdance, sobretudo, divulgando a produção regional e nacional em parceria com produtores, criadores e artistas independentes a fim de consolidar o hip hop como ferramenta fundamental de cidadania, de acesso e inclusão sociocultural, de transformação de realidades, de igualdade entre as pessoas”, diz Charles Nascimento, da Beatbox Produções, responsável pela Caravana Hip Hop.

Em 2015, como proposta inicial, a Caravana percorreu 12 localidades paraenses com rica e extensa programação, onde realizou 12 espetáculos, beneficiando cerca de 30 mil pessoas e alcançando mais de 114 mil perfis virtuais.

Na segunda edição (2016), convertida em plataforma digital, apoiou artistas paraenses em palcos nacionais e internacionais de dança, divulgando suas participações em eventos no Brasil (Rio de Janeiro), Egito (Hurghada), Alemanha (Dortmund) e Japão (Nagoya), alcançando cerca de 230 mil usuários (com mais de 14 mil curtidas) de canais, redes e mídias sociais.

“Aos poucos o projeto vai se expandindo, alcançando novos palcos e plateias, desenvolvendo seu trabalho, de profissional, tendo evidenciado em cada edição uma temática ou elemento específico ligado ao segmento da cultura urbana, ou a seus representantes, como é o caso da Caravana Lado B, que festeja a música, valoriza o rapper e também o DJ”, reitera o produtor.   

Assim, o espetáculo no Centur, palco de intenso incentivo às artes cênico-musicais, contará com a participação dos grupos Amazon Bboys, Marituba Break, Estilo de Belém, Sheknah Crew, Verve (grupo feminino), Facção da Verdade, Efésios MC’s, Comunidade Cabal (gospel), JCA Band, RPC, e dos artistas Fabrício Aviz (bboy Mascot), Marcos Hayden (MC Zulu Ninja/AMOP), Sidney Furtado (DJ Magal), Everton Oliveira (Everton MC), Allan Conceição (Pelé do Manifesto), Wallame Souza (Koalla Crew), Domingos Santos (Negro D), Jean Silva (Jean Jackson), Joelson Almeida (MC Bira Calibre) e Leony Pinheiro (bboy Leony, bicampeão mundial da Red Bull Last Chance), dentre tantos outros convidados.

Na fanpage do projeto no Facebook (@caravanaladob), clips, videoclips, documentários e matérias jornalísticas diversas serão divulgadas e impulsionadas, demonstrando um pouco do trabalho de artistas de cinco cidades, contemplando todas as regiões brasileiras: Curitiba, Espirito Santo, Goiás, Ceará e Pará, mais precisamente.

O evento do dia 22/12 acontecerá na Praça do Povo (Centur), localizada à Av. Gentil Bittencourt, 650, bairro de Nazaré, a partir das 18h, com entrada gratuita.

A divulgação online, com a publicação de clips e demais conteúdos digitais acerca das manisfestações do rap Brasil afora, se estenderá até janeiro/2018 (em conjunto com programação de visitas e shows em escolas públicas da capital paraense).

A Caravana Hip Hop – Lado B é uma realização da Beatbox Produções e conta com o apoio do Governo do Pará e da Fundação Cultural do Estado do Pará.

Relacionados

Leave a Comment